quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Prêmio Saúde 2015


Em Novembro de 2015 aconteceu a 10ª edição do Prêmio Saúde da Revista Saúde, da editora Abril no Instituto Tomie Ohtake, SP. Para minha enorme felicidade, nosso trabalho foi o grande vencedor deste importante prêmio.
Este trabalho sintetiza os dois principais trabalhos publicados de minha tese de doutorado, em que  trabalhamos com os efeitos do exercício sobre variáveis que parecem interferir nos processos degenerativos de idosos. O trabalho intitulado: "A influência de marcadores genéticos específicos sobre os efeitos do exercício físico na Inflamação e no neurotrofismo em idosos com comprometimento cognitivo leve" está brevemente explicado abaixo:

"O comprometimento de funções cognitivas, como a memória, está à espreita à medida que envelhecemos. Estudos já mostraram que alterações de certas proteínas do sangue estão diretamente associadas à formação, no cérebro, de placas amiloides – depósitos que causam inflamações e prejudicam os neurônios, aumentando em até quatro vezes o risco da doença de Alzheimer. Esse fator genético, e associado ao estilo de vida, pode, portanto, fomentar o processo de degeneração dos neurônios. Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista, no campus de Rio Claro, prepararam um programa de 16 semanas para medir a capacidade de exercícios físicos de alterar a concentração dessas proteínas inflamatórias na massa cinzenta de idosos. Eles foram divididos em quatro grupos, de acordo com a presença ou não de comprometimento cognitivo e levando em conta o hábito de praticarem ou não exercício físico. Após os quatro meses, as avaliações mostraram que, independentemente da presença da alteração genética, todos foram beneficiados pelos 180 minutos semanais de atividades, distribuídos em três sessões. Inclusive aqueles que já apresentavam os primeiro sinais de demência tiveram uma melhora significativa das funções. Em outras palavras, é como se o exercício ajudasse a pisar no breque nesse processo de inflamação e degeneração cerebral".
Edição de dezembro/2015 da Revista Saúde - Ed. Abril

Só gostaria de dizer que foi um prazer enorme finalizar o ano com esse reconhecimento incrível e dizer que isso só foi possível graças a equipe incrível que trabalhou junto comigo. É assim que acho que vou fazendo minha parte pra tentar colaborar integrando a pesquisa, a comunidade e a educação no Brasil. Obrigada à todos! 

Eu, minha supervisora profª Drª Marcia R. Cominetti, minha sempre parceira de pesquisa Jessica Rodrigues Pereira e o colaborador, com quem tivemos a honra de trabalhar em parceria com o Instituto de Psiquiatria da USP/SP,  prof. Dr Orestes Vicente Forlenza.