sexta-feira, 11 de julho de 2014

Neurociencia e Educação: um novo olhar pedagógico.




Nosso país vem apresentando, de maneira recorrente, baixos indicadores  relacionados à educação. Apesar dos esforços de nossos educadores, as mudanças nos paradigmas contemporâneos vêm exigindo novas abordagens didático-pedagógicas. Assim, melhorar a educação é uma prioridade nacional para a sociedade atual.
Neste sentido, o surgimento de novas abordagens que possam emergir do conhecimento da neurociência é necessário para aperfeiçoar o processo de desenvolvimento relacionado à aprendizagem, principalmente durante a infância.  
É preciso promover a discussão da relação entre educação e neurociência, buscando uma ponte que possa resultar numa melhor aprendizagem.
Essa abordagem busca um novo olhar sobre a educação, de modo que estas intervenções possam refletir-se na formação social de nossos cidadãos.
Ainda são poucas as evidências de pesquisa neste campo, entretanto os primeiros dias nesta história vêm apresentando um rápido progresso. Boa parte das abordagens em neurociência e educação que estão agora em uso têm apresentando resultados significativos.
É preciso criar uma proposta pautada na cooperação para que o processo de aprendizagem e o funcionamento do cérebro trabalhem coordenadamente e em sua capacidade mais alta. O resultado será de professores mais motivados e com novos conhecimentos sobre neurociência aplicados na educação, com reflexos em melhores resultados de aprendizagem.

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