quarta-feira, 11 de maio de 2016

COMO CONDUZIR E ELABORAR UMA PESQUISA DE REVISÃO DA LITERATURA

Resolvi fazer este post pra ajudar meus alunos a montarem uma pesquisa de Revisão pros seus trabalhos de conclusão de curso. E importante salientar pra vocês que, independentemente do seu delineamento experimental, realizar uma busca bibliográfica e redigir uma, ainda que breve, revisão da literatura é o que vai permitir que você demonstre ao seu leitor que existe um embasamento científico na questão que você decidiu estudar. Isto significa em outras palavras que o que você está estudando, faz sentido... Isso também te ajuda a demonstrar pro leitor sua justificativa - Porque eu escolhi estudar isso? De certa forma é aqui que você convence seu leitor de que vale a pena perder o tempo dele, lendo o seu trabalho. Isso é fundamental... Pensando assim, começar qualquer revisão precisa levar em conta os seguintes aspectos: 

Então basicamente, sua introdução e o seu referencial teórico devem permitir que:

1) O leitor conheça o CENÁRIO em que seu estudo se insere (Qual o contexto do seu problema de pesquisa)

2) Entenda a importância de ler o seu estudo (Por que eu devo ler este trabalho?)

3) Veja que existe uma questão intrigante e que vale a pena ler pra saber mais sobre aquilo.

4) Saiba que você tem conhecimento sobre o tema que resolveu investigar.

O que eu mais vejo ao longo destes anos de bancas é que os alunos acham que revisão da literatura = colcha de retalhos... e aí que vira um tal de ctrl + C e ctrl + V pra tudo que é lado... 



É importante lembrarem da funçao que tem uma REVISÃO DE LITERATURA: Responder a uma pergunta de pesquisa. É por isso que eu sempre peço que meus alunos definam os temas e depois tracem seus objetivos de pesquisa (Respondam pra mim o que eles querem estudar) pra depois começarmos a buscar os referenciais teóricos de onde vamos partir. Sim! Se vamos começar uma caminhada, precisamos saber onde é que queremos chegar pra saber a direção que precisamos seguir. Enfim... o que eu quero dizer com isso? Vem comigo....
Vamos supor que você selecionou sua pergunta de pesquisa e ela, em nossa área, muitas vezes será relacionada a questões práticas, ou seja, essa pergunta de pesquisa busca demonstrar e nortear tomadas de decisão pra tornar suas práticas profissionais e intervenções mais eficientes. Um exemplo clássico: "Qual o melhor tipo de exercício para emagrecer?" 
Se você for buscar referências para responder a esta questão (compleeeeeeeeeeeexa), provavelmente encontrará diversos trabalhos que concordam e/ou discordam entre si! Na maioria dos casos você vai buscar estudos práticos, ou seja, métodos que testaram lá na prática diferentes tipos de treinamento pra saber qual teve um resultado melhor, qual não funcionou, etc... Mas não seria sensacional encontrar esta resposta (o que é melhor) para sua pergunta de pesquisa (objetivos da sua pesquisa) em um único lugar? Foi pra isso que inventaram a REVISÃO DA LITERATURA. Este tipo de estudo busca compilar, juntar tudo num só texto sobre o que há de melhor e mais atual na literatura pra responder sua pergunta de pesquisa. Por isso, só te interessa o que está dentro da sua área de pesquisa, por isso é importante delimitar suas Palavras-Chave!

Quando você começa a ler os trabalhos, vai começar a encontrar diferenças entre os métodos que cada autor usou pra medir sua variável de pesquisa ou pra definir o desenho experimental do estudo e é isso que importa pra você... Porque se você não for capaz de inserir discussões sobre estas diferenças, nós voltamos ao problema da colcha de retalhos (que é o que eu odeio ler!) 



Aproveitando o exemplo lá de cima, esperamos que para o tema de emagrecimento e exercício citado anteriormente, suas considerações finais sejam capazes de nortear as intervenções de outros profissionais sobre as diretrizes para um melhor resultado (o que deve fazer e o que não deve fazer). Basicamente isso! 


Ao buscar as fontes de informação não se esqueça que estas devem trazer dados que foram METODOLOGICAMENTE TESTADOS e publicados. Ou seja, a opinião do coleguinha que tem um blog igual este, ou qualquer outra fonte de informação, aqui, pra nós, não servem como referencial teórico. O princípio básico é: Foi publicado? O local de publicação está indexado a alguma base de dados (Scielo, Bireme, PubMed, etc.)? Se a resposta for sim para as duas perguntas, vamos perder nosso tempo lendo... Se a resposta for não, você ainda tem uma opção... aproveitar a informação para buscar em algum lugar de confiabilidade (revistas indexadas em bases) e aí sim citar. Caso contrário, se a informação que você leu em algum lugar, não existir numa publicação indexada, esquece: É mentira, fofoca, boato... E por favor, não compartilhe nem no Facebook! Sendo assim, depois de buscar a informação você precisará escolher dentre estas fontes confiáveis, de onde vai extrair a informação.  Dê prioridade (nesta ordem) a:

(i)artigos publicados em periódicos internacionais;(ii)artigos publicados em periódicos nacionais reconhecidos(iii)livros publicados por bons editores;(iv)teses e dissertações,(v)anais de conferências internacionais;(vi)anais de conferências nacionais.

Além disso, opte sempre pelo referencial mais recente... Evidências científicas mudam. Quando eu estava na faculdade as pessoas diziam que tínhamos que fazer 60 minutos de esteira em intensidade moderada/baixa pra induzir a lipólise e recentemente Ross et al (2015) já demonstraram que exercício de baixa intensidade e longa duração não faz nada relacionado a diminuição de gordura corporal. Então como ficaria um TCC que trouxesse informações dos anos 90 em 2016? Como fica você, profissional, que não busca a evidência certa no lugar certo? Vai dar 3 X10 pro seu aluno achando que ele vai hipertrofiar? Vai mandar sua aluna fazer 1 hora de caminhada pra emagrecer? Entendeu a importância de embasar suas práticas em evidências científicas?

REFERÊNCIA

Ross R, de Lannoy L, Stotz PJ. Separate Effects of Intensity and Amount of Exercise on Interindividual Cardiorespiratory Fitness Response. Mayo Clin Proc. 2015 Nov;90(11):1506-14.









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