terça-feira, 31 de maio de 2016

Como preparar sua apresentação no congresso...



Decidi fazer um post porque considero que este seja um canal interativo e interessante pra discutirmos aspectos que ficam faltando em sala de aula, principalmente quando se tem um semestre comprometido por uns e outros maravilhosos feriados prolongados. Mas vamos ao que interessa...
Vocês devem estar super preocupados com a maneira que irão apresentar seus trabalhos e eu já aviso que não existe receita de bolo pro sucesso de uma apresentação que não seja conhecer muito sobre o assunto e apresentar este assunto de maneira sucinta e objetiva. Em outras palavras: Fale apenas o necessário.
Vamos lá...
Existem diferentes formas de comunicação científica, tanto escritas quanto orais. O pôster é um meio de comunicação VISUAL, por isso é fundamental preocupar-se sim com o design dele. Pense num produto que você não conhece, lá na prateleira do supermercado... Você tem dezenas de opções e não sabe qual escolher e de repente resolve levar o que mais te atrai pela aparência... O conteúdo do pacote é importante, mas num primeiro momento o que chamou a atenção foi o VISUAL.
A rigor, um pôster é um sumário e uma divulgação daquilo que foi pesquisado. É uma fonte de informação do trabalho realizado, complementada por sua apresentação oral.



Por conta disso, seguem abaixo algumas dicas para a elaboração de pôsteres científicos:
  • Tente ser efetivo na disposição visual dos dados. O pôster é um resumo ilustrado.
  • Mostre o que mais importa de sua pesquisa – o que foi realizado, como foi realizado e o que se recomenda ou se conclui. Evite enfocar os métodos. Os resultados e implicações são mais relevantes.
  • Utilize gráficos, figuras e textos, preferencialmente coloridos, bem distribuídos ao longo do pôster (evite número excessivo de cores).
  • Utilize títulos para destacar objetivos, resultados, conclusões etc. Organize em colunas as sessões para melhor visualização e leitura.
  • Minimize texto, use gráficos, figuras etc. Blocos de textos devem conter aproximadamente 50 palavras.
  • O texto deve ser visível a uma distância de dois metros, aproximadamente.
  • Planeje seu pôster com antecedência, escreva imediatamente a introdução e a metodologia, e lembre-se de rever o texto e suas ideias com o orientador e colaboradores.
  • Utilize para o título fonte 90 pts. negrito. Para os subtítulos utilize fonte 72 pts. Nesta área coloque: Título do plano de trabalho, Autores, e Departamento.
  • O restante do pôster deve conter: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e, se necessário, Agradecimentos. As Referências bibliográficas podem estar numa folha à parte, disponível para a audiência e/ou como forma de lembrança.
  • Textos auxiliares podem ser em fonte 18 ou 20 pts. Não esqueça de verificar a ortografia antes da impressão final.
  • Verifique o tamanho recomendado pelo congresso para o poster. Normalmente eles seguem o padrão 90cm de largura por 120cm de altura.
  • É obrigatório que o pôster seja confeccionado com cordão para pendurar.
  • Diminua número de textos, gráficos, figuras, etc., se o pôster parecer congestionado. Evite diminuir o tamanho da fonte como solução para congestionamento.
  • Use uma cor para título, introdução e conclusões, e uma segunda cor para o restante. Utilize uma terceira cor para destacar alguns resultados.





Pois bem, um pôster de grande formato nada mais é do que um grande pedaço de papel que serve para comunicar a sua pesquisa em uma conferência, geralmente composto de um título curto, uma introdução para a questão de pesquisa, uma visão geral de sua (nova) abordagem, os resultados relevantes em forma gráfica, alguma discussão esclarecedora dos resultados acima mencionados, uma lista de artigos previamente publicados que foram importantes para sua pesquisa e um breve reconhecimento da ajuda e apoio financeiro que você recebeu. Se todo o texto for mantido a um mínimo, uma pessoa pode (deve ser capaz de) ler totalmente o seu poster em menos de 5 minutos.

Embora você possa ​​comunicar todos os itens acima através de uma palestra de 15 minutos na mesma conferência, apresentar um poster permite que você interaja mais pessoalmente com as pessoas que estão interessadas em seu tópico. Posters também são úteis porque eles normalmente podem ser vistos mesmo quando você não está nas dependências do congresso, e até depois do término do evento, se você encontrar um bom prego e local onde possa pendurá-lo. Além disso, apresentar um poster é bastante recomendado se você não gosta de falar em público (evidência bastante comum nos congressos, de diferentes áreas).

Lembre-se que as sessões de pôsteres são recheadas de trabalhos interessantes da mesma área e com pessoas que trazem os trabalhos de outras instituições, portanto, invista no visual do seu painel pra ajudar a "chamar o público". Em algum momento você será obrigado a permanecer ereto ao lado do seu poster, aguardando que uma comissão avaliadora julgue a qualidade do seu trabalho. Por causa de todas essas situações, o poster precisa ser visualmente interessante se ​​você quiser atrair apreciadores ou telespectadores.

Se você é um posteiro de primeira viagem é de bom grado gastar alguns minutos navegando por posters disponíveis online, só para ver a diversidade de layouts que as pessoas têm usado. Além de uma pesquisa no Google Images (tente pôster congresso, por exemplo), navegue pela coleção de posters da Faculty of 1000 ou do PhD posters. Mas não imite tudo que você vê – a maioria dos posters na internet são horríveis e alguns são possíveis crimes contra a humanidade. Parte do problema é que a maioria das pessoas que acabam em disciplinas que exigem posters (hard sciences, engenharias, saúde, etc) nunca são devidamente treinadas na maioria dos conceitos básicos de tipografia, escolha de cores e layout de página.

Ao contrário de um artigo, um poster pode adotar uma variedade de layouts, que usam como base gráficos e fotografias. Na verdade, você provavelmente não quer que seu poster se pareça com qualquer outro poster na sala. Enquanto você manter o espaço em branco suficiente, os alinhamentos de coluna de forma lógica e fornecer pistas claras para seus leitores sobre como eles devem percorrer os elementos de seu poster, você pode e deve ser criativo.

Se você leu até aqui, merece ficar sabendo do meu maior mico em um congresso... Ok... Lá vai: 

Em 2011 fui a um congresso médico da área de psiquiatria em São Paulo... cheio de pesquisadores de ponta e, claro, meu orientador estava lá. Me lembro que na ocasião eu estava cheia de orgulho por ter sido aprovada no concurso da UFSCar pra vaga de docente temporária na Gerontologia (lá onde atualmente faço meu pós-doc). Enfim... eu cursava o primeiro ano do doutorado (portanto, se você pagar mico na graduação ainda estará no lucro) e estava trabalhando com doença de Alzheimer. No mestrado eu havia trabalhado com doença de Parkinson e o último congresso que eu havia participado, eu havia falado sobre o tema do mestrado. Ok. Tive a infeliz ideia de reaproveitar o Layout do meu painel anterior para este congresso, afinal pra mim tinha ficado tão bonitinho.... O único problema é que na correria eu inseri todos os elementos do texto, mas esqueci de mudar o título! Aí o jeito foi dobrar o título pra galera não achar que eu era a pessoa com Alzheimer! 


Trabalho de Alzheimer, no congresso de Alzheimer com titulo de Parkinson. Veio a calhar com tema do congresso. A galera nao entendeu que era tipo uma dinâmica de atenção e funções executivas (Só que não mesmo!!!!!!!!)


Seria cômico se meu orientador não estivesse lá e se ele não quisesse arrancar minha cabeça fora, por eu ter cometido um erro juvenil desses. Detalhe: Meu trabalho tinha chances de ser premiado se não fosse essa idiotice. No ano seguinte eu fui pro congresso e deu tudo certo... pelo menos não errei o título! 
Reunião de Pesquisadores da Doença de Alzheimer - Outubro/2013

Também teve uma vez que fui pela primeira vez montar um poster em ingles... Isso foi em 2004 eu acho! Eu fui escrever introdução no painel e, portanto, se eu tivesse consultado um dicionário saberia que deveria escrever Introduction... Mas eu resolvi escrever Introduce (o que muda todo o sentido em ingles, né?)... Enfim, erros acontecem, mas tentem minimiza-los com a ajuda de seus colegas e professores. 
Meu último pôster foi muito gratificante de apresentar e teve uma excelente aceitação pela comunidade científica... Neste eu não errei nada! Ufa!

Março/2015 - ADPD








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