quarta-feira, 12 de março de 2014

Hemácias e transporte de oxigênio: Célula Sanguínea e Epitélio da Mucosa Bucal - 1º Semestre de EF - Bases Biológicas

Essa semana as duas turmas do 1º semestre de EF da UniBr - FASS, realizaram um experimento para visualizar suas próprias células epiteliais da mucosa bucal.
O procedimento foi simples... Raspamos a mucosa bucal com um palito de sorvete, transferimos o material para a lâmina e adicionamos o corante...Depois de alguns procedimentos pra fixação do material foi possível observar nossas células. Mas o interessante foi quando uma das turmas sugeriu que nós observássemos a célula sanguínea e alguns voluntários mais corajosos submeteram-se ao temido "furinho no dedo"... 
Preparamos lâminas com o sangue e o resultado para a comparação foi este: 
Eu achei lindo!!!!!


Aí eu não podia deixar de dividir isso com vocês... 
Vocês lembram o nome desta célula vermelha que está presente no sangue? É a HEMÁCIA... 
Quando nós formos discutir o metabolismo energético, aeróbio principalmente, vamos precisar bastante dela! Vocês conseguem ver o núcleo da hemácia? Não? Não tem como mesmo... Estas células não possuem núcleo e o seu citoplasma é rico em hemoglobina, que é responsável pela cor vermelha do sangue. A hemoglobina contém muitos íons de Ferro em sua constituição (por isso que quem tem anemia, precisa ingerir alimentos ricos em Ferro, para repor os estoques de hemácias). Os íons de Ferro ligam-se ao oxigênio e realizam o transporte dele através do sangue para os nossos diversos tecidos e órgãos. Portanto, quando vamos fazer exercícios e nossa respiração fica ofegante (porque precisamos consumir mais Oxigênio) o batimento cardíaco se acelera, pra fazer o sangue circular mais rápido e assim carregar mais Oxigênio. Portanto, como vocês podem ver pelas duas fotos que tiramos na aula de laboratório de vocês (Obrigada Steve Jobs pela tecnologia maravilhosa dos iphones dos meus alunos), é possível perceber que há diferenças importantes na estrutura das hemácias. Elas não contém núcleo e isso permite o transporte do oxigênio. Além disso, ela já é naturalmente corada pela hemoglobina... Por isso não precisamos colorir com o Azul de Metileno (que acabou com a minha unha) como foi o caso da célula do epitélio bucal.
Na célula da mucosa bucal dá pra observar a estrutura de membrana plasmática, citoplasma e núcleo de maneira bem objetiva. 

Parabéns aos alunos pela aula dessa semana! As fotos mostram o quanto vocês se empenharam e como foi bacana! 

Beijos a todos e até semana que vem!

Carla 

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog Carla! Uma excelente estrategia pedagogica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, que bom que vc gostou! Espero que possa ajudar os alunos a estudarem fora da sala de aula também! Bjão!!!! ;)

      Excluir