quinta-feira, 20 de março de 2014

1º Semestre de EF: Aula prática - Transporte de Membrana

A membrana plasmática é uma estrutura celular que tem PERMEABILIDADE SELETIVA (capacidade de controlar a entrada e a saída de substâncias da célula). 
O transporte de membrana ocorre sempre com a intenção de manter o equilíbrio das concentrações. Sendo assim se eu tenho um meio mais concentrado (com mais SOLUTO) que o meio mais diluído (COM MAIS SOLVENTE) o transporte ocorrerá no sentido de tentar igualar as concentrações.
Chamamos de DIFUSÃO o transporte do soluto de um meio mais concentrado para um meio menos concentrado. Quando o transporte é de solvente (água) contra o gradiente de concentração é chamado de OSMOSE.
A difusão pode ser simples (quando ocorre pelos canais de membrana) ou facilitada (quando é intermediada por proteínas). É através da difusão que conseguimos passar o Oxigênio e a Glicose para a célula. No caso do oxigênio ele passa sem a ajuda de nenhum tipo de proteína carreadora, por difusão simples. A glicose necessita da insulina para ser transportada, caracterizando uma difusão facilitada. 

A osmose é caracterizada pela passagem de solvente do meio menos concentrado (hipotônico) para o meio mais concentrado (hipertônico). Nesse caso, o objetivo é diluir o meio mais concentrado para conseguir concentrações iguais (isotônico).



Na aula prática vimos o que acontece com as hemácias em meio hipotônico, hipertônico e isotônico. Foi possível observarmos que as hemácias sofriam alterações estruturais decorrentes da perda de água quando submetidas a uma solução com sal (meio hipertônico) em comparação com a solução de soro fisiológico (hipotônica). 


Se a concentração do meio externo for maior que a do meio interno, ou seja, se a hemácia estiver em uma solução hipertônica, ela irá perder água. A água é o solvente e irá ser transportada para o meio mais concentrado na tentativa de diluir e igualar as concentrações. Se a concentração do meio interno for maior que a do meio externo (hipotônico), a hemácia deixará o solvente (água) entrar, fazendo com que a célula fique cheia (como se fosse uma bexiga bem cheia de água e quanto mais você enche, mais a parede fica vulnerável a se romper) podendo sofrer ruptura. Esse processo chama-se Hemólise (quebra da hemácia).  
Em meio isotônico nenhuma alteração é observada, pois as concentrações de soluto e solvente estão equilibradas. Conseguimos fazer fotos da hemácia em solução isotônica (A) e hipertônica (B).


                                 ISOTÔNICO                                                        HIPERTÔNICA

Em um microscópio eletrônico (mais aumento) a imagem apareceria assim:
                                               Hipotônico       Hipertônico        Isotônico


Uma boa pergunta pra prova seria: 


- Sabendo que um isotônico (p.ex.: Gatorade) é uma bebida constituída por água, sais minerais e carboidratos, contendo a formação semelhante ao plasma sanguíneo. Observe o anúncio comercial abaixo: 


a) Explique a figura abaixo, justificando com base em seus conhecimentos sobre transporte de membranas porque o uso destas bebidas pode ser um repositor hídrico melhor do que a água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário